terça-feira, 3 de abril de 2012

Dicas para iniciantes na arte do scrapbooking - Materiais

Este post é para as meninas que estão começando a fazer scrap. Sempre aparecem pessoas que ficam perdidas na hora de iniciar nessa delícia que é o scrapbook.
Hoje tem uma infinidade de materiais para scrapbooking, de inúmeras marcas. Não se assuste, você pode adquirí-los aos pouquinhos. O lindo do scrap é a criatividade: é possível sim fazer milagres com pouca coisa. Agora, vamos ao que interessa: os materiais imprescindíveis para começar!


BASE DE CORTE


A base de corte é fundamental para cortar os papéis e fotos. Ela protege sua mesa e também a lâmina de seu estilete. Além do mais, ela ajuda muito na medição, já que é toda quadriculada em centímetros e polegadas. A Toke e Crie dispõe desta base rosa (linda!) própria para scrap. Tem outras marcas também,, fiquem a vontade.


ESTILETE

O estilete pode ser comum, contanto que esteja afiado, para um corte preciso. Os de tipo "faca" atendem bem ao quesito preciso, pois você pode manuseá-lo com mais facilidade. Veja alguns:





RÉGUA

Como você vai deslizar o estilete na régua, ela tem de ser boa; pois, do contrário, o fio do estilete vai cortando as bordas da régua, deixando-a irregular.
As réguas de metal são uma boa opção. Ela deve ter mais de 30 cm, para ultrapassar as medidas de uma folha de scrap.


COLA


Outro material que scrapper nenhuma passa sem é a cola livre de ácido. E tem que ser assim! As colas comuns estragam o álbum, deixando-os amarelados com o passar do tempo.
Outras qualidades das colas para scrap é a consistência e eficácia. Pouquíssima cola é o suficiente. Aplica-se a cola com próprio bico da embalagem, deixando apenas um fiozinho de cola no papel. Já basta para que ele fique bem colado, instantaneamente.



FITAS DUPLA FACE

As mais usuais são estas:
A diferença entre elas é que a segunda (conhecida como fita banana) dá relevo ao trabalho.
Uma observação se faz importante: a fita espumada/banana não deve ser cortada normalmente com tesoura comum, pois a fita grudará na tesoura. Corte com estilete ou com a tesoura anti-aderente:
É possível cortar pedaços maiores com a tesoura comum. Para isso, dobre a fita para trás, isto é, juntando a parte amarela e corte com a tesoura.


TESOURAS

Você pode se virar muito bem com as tesouras comuns. Mas depois que se utiliza as especiais, percebe-se uma eficácia muito maior. Apresento-lhes algumas de que eu gosto:
Arte & hobby
Arte & hobby de precisão


Há também as decoradas, com os mais diversos cortes:
exemplo de corte


PAPÉIS


Por fim, de material indispensável, há os papéis para scrap. São eles que embelezam os álbuns.
Geralmente, têm tamanho 30,5cm x 30,5cm e são livres de ácido.

Só com isso você já consegue fazer muita coisa! Contudo, como dissemos no início, há miríades de materiais que clamam para fazer parte do nosso acervo, he, he, he. Veja mais alguns:
Adesivos
Adesivos
ilhóses
Bailarinas
Furadores

Bom, era isso que eu queria passar para vocês hoje. Espero que tenha ajudado.
Sempre que puder, vou disponibilizando umas dicas para vocês.
Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de dica, escreva um comentário. Serão muito bem-vindas! Esperamos ter ajudado!

Beijocas

Vanine Lins

Um comentário:

  1. Valeu Vanine, dicas preciosas para quem está inciando no scrap, ótimo post. Bjão

    ResponderExcluir